quarta-feira, 7 de março de 2012

PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

1913-1914 - Como parte das manifestações pela paz, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, as mulheres Russas comemoraram o seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro de 1913. No restante da Europa, no próprio dia, ou por volta do dia 8 de março, as mulheres promoveram manifestações em protesto a guerra, bem como em solidariedade às suas irmãs.

1917 - Com 2 milhões de soldados russos mortos durante a guerra, as mulheres Russas novamente escolheram o último domingo de fevereiro para fazer greve por "pão e paz". Líderes políticos opuseram-se ao momento da greve, mas, as mulheres fizeram suas manifestações mesmo assim. O resto é história: 4 dias depois o Czar foi forçado a abdicar e o governo provisório garantiu às mulheres o direito ao voto. Aquele domingo histórico ocorreu no dia 23 de fevereiro do Calendário Juliano - em uso na Rússia - mas, no dia 8 de março do Calendário Gregoriano em uso nos outros lugares.
Observem como a mulher teve importancia na vida da humnidade, pela necessidade de suprir as necessidades dos homens no pós-guerra. Foi pela dor que a mulher conseguiu ter espaço no mercado de trabalho e na vida social, política, econômica e cultural.

Nenhum comentário: